30 abril, 2010

Bolsa Florida

Oiê gente que ama artesanato!!!

Olá mulherada que ama bolsa!!!

Vou compartilhar agora com vocês uma bolsa de crochê que eu fiz pra mim, mas que vendi muitas dela. Tinha gostado do ponto, decidi usar uma linha que tinha em casa… daí veio a idéia das flores, foram-se alguns restinhos de linha… achei que ia bem um bordado, paetês pra que te quero!!! RS

Já fiz de tantas cores, mas segui o padrão da bolsa original (a verde, que está super torta porque fiquei tão empolgada com o resultado no dia, que não tive paciência de colocar o forro pra usá-la depois). Saí com ela, ainda assim, fez sucesso e recebi encomendas insistentes de amigas pra que eu fizesse uma pra elas (e tantas outras surgiram em pouco tempo!). Esses dias, uma amigona minha me disse que tinha dó de usar a dela, com receio de estragá-la (fiz há cerca de quatro anos uma roxa pra Débora).

Foram tantas cores, do branco ao preto, do rosa ao vinho… sempre, todas elas, ficaram lindas! Na verdade, a cada bolsa pronta, eu achava que estava mais linda! RS Ai esse amor de mãe viu!

Esquema:

a. iniciar com correntinhas necessárias para iniciar a base do motivo (91 correntes + 1 para iniciar motivos, conforme gráfico); para um acabamento perfeito, o ideal é subir o corpo em carreira circular (formando 13 leques); arrematar, bordar alguns paetês pelo corpo.

b. fazer três flores grandes e uma flor pequena, bordá-las com pedrarias diversas, costurá-las ao corpo da bolsa.

c. pregar as alças de bambú (fiz três carreiras de ponto alto duplo no centro – largura suficiente para as alças de bambú -, deixando quantidades iguais de pontos dos lados). Sugestão: fica muito bom também pregar as alças costurando tecido em volta das alças e depois costurá-las à bolsa.

d. passar a fita de cetim (dupla face, na cor da bolsa), uma de cada lado da bolsa para fazer os lacinhos dos lados (aproveitando os leques para passar em zigzag – dê pontinhos à mão nas fitas próximo a alça para fixá-la). Além de enfeitar a peça, exerce a função de mantê-la fechada. Dica: queime delicadamente as pontas da fita de cetim para que ela não desfie.

Bolsa flores 2

Bolsa flores

Bolsa flores 3

A verdinha, “peça piloto”!!! RS

Bolsa RevistaBolsa Revista Gráfico

Foto da original (linda com os leques coloridos) e o gráfico (está com uma resolução ótima, basta clicar sobre ele para vê-lo em tamanho real).

Bora crochetar… Bjão!!!

Um comentário:

  1. Eu lembro de quando vc tava fazendo essa bolsa. Ela realmente é linda.

    ResponderExcluir