30 abril, 2010

Bolsa Florida

Oiê gente que ama artesanato!!!

Olá mulherada que ama bolsa!!!

Vou compartilhar agora com vocês uma bolsa de crochê que eu fiz pra mim, mas que vendi muitas dela. Tinha gostado do ponto, decidi usar uma linha que tinha em casa… daí veio a idéia das flores, foram-se alguns restinhos de linha… achei que ia bem um bordado, paetês pra que te quero!!! RS

Já fiz de tantas cores, mas segui o padrão da bolsa original (a verde, que está super torta porque fiquei tão empolgada com o resultado no dia, que não tive paciência de colocar o forro pra usá-la depois). Saí com ela, ainda assim, fez sucesso e recebi encomendas insistentes de amigas pra que eu fizesse uma pra elas (e tantas outras surgiram em pouco tempo!). Esses dias, uma amigona minha me disse que tinha dó de usar a dela, com receio de estragá-la (fiz há cerca de quatro anos uma roxa pra Débora).

Foram tantas cores, do branco ao preto, do rosa ao vinho… sempre, todas elas, ficaram lindas! Na verdade, a cada bolsa pronta, eu achava que estava mais linda! RS Ai esse amor de mãe viu!

Esquema:

a. iniciar com correntinhas necessárias para iniciar a base do motivo (91 correntes + 1 para iniciar motivos, conforme gráfico); para um acabamento perfeito, o ideal é subir o corpo em carreira circular (formando 13 leques); arrematar, bordar alguns paetês pelo corpo.

b. fazer três flores grandes e uma flor pequena, bordá-las com pedrarias diversas, costurá-las ao corpo da bolsa.

c. pregar as alças de bambú (fiz três carreiras de ponto alto duplo no centro – largura suficiente para as alças de bambú -, deixando quantidades iguais de pontos dos lados). Sugestão: fica muito bom também pregar as alças costurando tecido em volta das alças e depois costurá-las à bolsa.

d. passar a fita de cetim (dupla face, na cor da bolsa), uma de cada lado da bolsa para fazer os lacinhos dos lados (aproveitando os leques para passar em zigzag – dê pontinhos à mão nas fitas próximo a alça para fixá-la). Além de enfeitar a peça, exerce a função de mantê-la fechada. Dica: queime delicadamente as pontas da fita de cetim para que ela não desfie.

Bolsa flores 2

Bolsa flores

Bolsa flores 3

A verdinha, “peça piloto”!!! RS

Bolsa RevistaBolsa Revista Gráfico

Foto da original (linda com os leques coloridos) e o gráfico (está com uma resolução ótima, basta clicar sobre ele para vê-lo em tamanho real).

Bora crochetar… Bjão!!!

Conjuntinho Gorro e Cachecol de Laço

Estava de bobeira, tinha um novelo de lã bonito e brilhante olhando pra mim (lã Amor da Círculo – super macio, toque toque maravilhoso, excelente rendimento do novelo…)…

Foi compulsivo… tive que dar o fim naquilo que era um novelo bonito e transformá-lo em peças fooooofas!!! RSRS

Aqui estão… gorrinho de crochê (com o charme discreto da flor feito com a mesma lã) e o cachecol de laço de tricô (acho super prático em dias que estar de cachecol - tradicionalmente grande - é sinônimo de volume extra na bolsa no decorrer do dia!! RS).

Conjuntinho

Eu curti… achei que ficou bem bacaninha mesmo!!!

O gorrinho fui fazendo 1 ponto alto e 1 correntinha, distribuindo aumentos no decorrer do trabalho. Tudo bem intuitivo mesmo, super tranquilo de fazer. A florzinha dá um charme!!!

touquinha crochê flor flor da touquinha

O cachecol… segue receita logo abaixo:

 

Pontos empregados

Ponto fantasia: 1ª carreira e seguintes: *t.; 2p. juntos em t.; 1 laçada*; 1 t.; 1p. juntos em t..

 

Amostra

Um quadrado de 10 cm em p. meia nas ag. nº5=15p.x20carr.

 

Realização

Montar 2 pontos nas agulhas nº5 e tricote em ponto tricô. Aumentar de cada lado cada 2 carreiras: 1 ponto (10 vezes). A 10 cm do começo, dividir os pontos em duas agulhas do seguinte modo: * 1ponto na 1ª agulha; 1ponto na 2ª agulha* (ficam 11 pontos intercalados em cada agulha); trabalhar separadamente os pontos da 1ª agulha em ponto meia. A 15 cm do começo, deixar à espera. Trabalhar os pontos da 2ª agulha do mesmo modo.

Nesta altura retomar todos os pontos em uma agulha intercalando os pontos uma vez de uma agulha, outra vez de outra agulha. Trabalhar em ponto fantasia. A 48 cm do começo, trabalhar com os pontos divididos em 2 agulhas como anteriormente. Estando todos os pontos novamente em 1 agulha, trabalhar em ponto tricô, rematar de cada lado a cada 2 carreiras: 1 ponto (10 vezes) e os pontos restantes.

cachecol de laço tricô

 

Boa tricotada e crochetada!!! RS

Bjnhs

Gorros de Crochê

Olha só… super fácil e rápido de fazer!!! Usa pouca lã, ou seja, dá pra usar aquele resto de novelo que tá guardado no baú!!!

Gorrinhos fofos!!!

gorrinhos

gorrinhos crochê

Centrinho de Mesa

Quem aaaacha que estou isenta de fazer coisinhas para casa…. está enganada!!! RSRS

A casa também merece carinho e minha mãe adora quando faço coisinhas pra casa!!! Entre tantos, este é um dos meus favoritos… fiz vários!!!

Eis aqui um centrinho de mesa mimoso pra vocês!!!

Bjnhoss

centrinho de mesa

Napperon Napperon gráfico

28 abril, 2010

Quem bate?… É o friio!!!

O frio está batendo à porta!!! Sou uma boa paulistana… adoro um friozinho!!! Isso imediatamente me faz pensar em coisas aconchegantes como por exemplo: leite com chocolate “Dois Frades” ou um bom expresso, meias, edredon… entre essas coisas estão cachecóis e toucas!!! A M O !!!

Existe hoje em dia uma quantidade tão grande de lãs… cores, texturas, espessuas, nacionais ou importadas.. que o mais básico dos pontos do tricô faz milagres… Isso mesmo, basta, muitas vezes, tricotar tão somente em ponto tricô!

Aqui estão algumas das minhas peripécias em tricô!!!

1. Gosto muito de lãs grossas, não só pela rapidez com que a gente vê o trabalho pronto, é muito também pelo aconchego que a peça proporciona. Este cachecol e touca foram feitos em ponto barra 1x1 (um tricô / um meia), com o avesso acompanhando o ponto. A lã utilizada foi a Bariloche da Pinguin, agulha para tricô 9.

cachecol e touca rosê

2. As lãs e linhas matizadas (aquelas com degradê de cores) produzem efeitos simplesmente fantásticos. Para este cachoecol usei agulha maior do que a recomendada pelo fabricante, justamente para ficar com os pontos vasados. O legal deste cachecol, em razão da “elasticidade” do ponto, é que ele também pode ser usado mais aberto, jogado sobre os ombros e braços, como se fosse uma estola. Fica lindo!!!

Também fica ótimo se feito com a agulha indicada para a lã. Este cachecol fiz somente em ponto tricô. Utilizei a lã Pérola, também da Pinguin (toque maravilhoso devido a mistura de poliamida com o acrílico), agulha 8.

cachecol pérola

bonequinha campos do jordão

 

 

 

 

 

Só uma observação pra quem não conhece esta lã, ela costuma ser utilizada para fazer os cabelos de bonecas artesanais, deixando-as com cabelinhos ondulados (olha só a bonequinha-chaveiro que ganhei da minha irmã de Campos do Jordão!).

 

 

 

 

3. Outro com lã matizada… o legal desse cachecol é que o próprio ponto faz com que ele vire um rolinho!!! RS Acho uma graça! O grande segredo? Trabalhar a frente sempre em tricô e o avesso em meia!!! Só isso! Esse foi com a lã Flash, também da Pinguin.

cachecol cobra

4.  Tinha tantas dessa lão Flash (e na mesma cor) que minha amiga ofereceu-se pra fazer um outro cachecol pra mim… dessa vez em crochê de grampo!!! Curti muito!!! De vez em nunca ela deixava eu fingir que sabia muito fazer o crochê de grampo!!! Olha só o resultado aí gente!!! Ah… obrigada Fabiiiii!!! RS

cachecol crochê de grampo edit

Postarei mais material a respeito… That's all folks!!!

27 abril, 2010

Crochetando

Eis a prova irrefutável de que não estou parada!!! RS

Primeira parte pronta!!!

1ªetapa

Technorati Marcas:

Casaquinho

Esse vou fazer com certeza!!! Linha branca! Acho maravilhoso!!! A junção destes motivos diferentes… crochê arte!!! RS

trab em crochê Moda 2006nº01trab em crochê Moda 2006nº01 gráf1trab em crochê Moda 2006nº01 gráf2

Bolero Azul Com Broche de Crochê

Mais uma peça de criação e execução de meninas do Bazar Natália, este é da Ivone.

MODA CROCHÊ Boleros & Cia nº66_trab9moda crochê Boleros&Cia_nº66 gráf9

Justificativas

Então gente… estive extremamente ocupada estes últimos dias além de estar mega entretida em um novo trabalho (assim que estiver pronto posto aqui!).

Nesse meio tempo também tenho procurado em minhas revistas os pontos de duas peças que eu quero postar aqui… mas são tantas revistas e tão pouco tempo! Assim que encontrá-los vou postar aqui material que eu criei e executei.

E mais!!! Minhas amigas estão me devendo a receita/gráfico/material de peças que elas fizeram recentemente… Lindas… tricô, crochê, decoupage, pátina…

Por enquanto, deixo outras peças bem bacaninhas para seu deleite!!!

Bjnhos!!!

Té mais!!!

Bolero Bege

Oiê gente!!!

Bazar Natália… é uma loja que fica na zona norte de São Paulo que eu gosto muito de comprar material lá. Este Bolero Bege é de criação e execução das meninas deste bazar.

É lindo, elas estão de parabéns!

MODA CROCHÊ Boleros & Cia nº66_trab3 moda crochê Boleros&Cia_nº66 gráf3

21 abril, 2010

Cotele Colorido

Oiê gente!!!

Em minhas “andanças” pela internet me deparo sempre com algo que eu penso: “vou salvar no meu pc… uma horinha eu faaaço!!” RS.

Foi o caso desse colete que vou postar hoje. O vi no blog da Samanta (http://feiticeiradasagulhas.blogspot.com/). Ela já havia postado sem receita e/ou gráfico, comentou que era possível fazê-lo somente com fotos. É realmente simples! O mais importante é contar os pontos para que os motivos fiquem alinhados. Ao fazê-lo, utilizei praticamente a mesma grade de cores, mas vi em outros blogs, crocheteiras que usaram outros tons… ficaram sempre bonitos… afinal a peça é linda!!!

Eu usei Cléa em fio duplo para a confecção do meu colete!

Bom crochê à todas!!!

colete amandinha

colete colorido 2-tile

Technorati Marcas:

Fica aqui um agradecimento à Samanta – Feiticeira das Agulhas – por ter compartilhado conosco um trabalho tão lindo!!

15 abril, 2010

Bolero Tólia

Oiê gente!!! Bom dia!!!

Vou postar hoje um bolero que achei uma graça! Também encontrado na internet há bastante tempo mesmo (como na época eu nem tinha em mente criar um blog, o gráfico e a foto que eu copiei do site, estão sem autoria, mas era de um site chinês).

Fiz uma pequena modificação ao executar a peça, ao invés de ponto alto, utilizei ponto alto duplo em relevo. Ficou com um efeito muito bonito! E na frente, pra dar um charme, coloquei fita de gorgurão (dica: queimar cuidadosamente a ponta da fita pra ela não desfiar). Nas mangas, fiz um picô para acabamento. Em volta da peça, para o acabamento, fiz uma moldura em leque com picô.

Na execução da peça utilizei Cléa 1000 em fio duplo.

Então… mãos à obra!!!

(Obs.: para visualizar as imagens em tamanho real basta clicar sobre a mesma)

bolero Tólia frente

bolero Tólia costas

gráfico bolero Tólia

bolero Tólia net   

Oração do Artesão

SENHOR!

TU QUE ÉS O MAIOR DOS ARTISTAS,FONTE DAS MAIS BELAS INSPIRAÇÕES, ABENÇOA O MEU TALENTO E AS MINHAS OBRAS. MARAVILHOSO É O DOM QUE ME DESTE NA LOUVADA MISSÃO DE SERVIR-TE COM ALEGRIA, E DE EXERCER O MEU TRABALHO COM AMOR E DEDICAÇÃO. POR ISSO, AGRADEÇO-TE POR PERMANECERES SEMPRE COMIGO. DÁ-ME EQUILÍBRIO ENTRE A RAZÃO E A EMOÇÃO, HUMILDADE E SABEDORIA PARA ME APERFEIÇOAR. INSPIRA-ME, Ó MESTRE, A CRIAÇÃO DO NOVO E DO BELO. PROTEGE TAMBÉM, TODOS OS ARTESÃOS E OS ARTISTAS EM SUAS CARREIRAS E GÊNEROS. FAZE COM QUE MINHAS OBRAS CONTRIBUAM PARA A CONSTRUÇÃO DE TEU REINO, E QUE EU PROSPERE, SEGUINDO TEUS DESÍGNIOS, PELOS CAMINHOS GLORIOSOS DA ARTE.

QUE ASSIM SEJA!

 

Em meus passeios por blogs, encontrei essa oração no blog da Flávia Santos (http://agulhasmisteriosas.blogspot.com/). Fica então meu agradecimento a ela por ter postado essa oração tão linda. Que Deus nos abençoe.

Technorati Marcas: ,

11 abril, 2010

Cachequer Estrela

 

Oiê gente! Um dia vendo revista, achei lindo o desenho formado pela união de gráficos de estrela. Tratei logo de aliar duas coisas que adoro: cachequer e estrela!

Fiz no papel um desenho (que claro, só eu entendi) para saber quantos gráficos eu precisaria (inteiros ou ao meio) e onde faria união destes gráficos. Foi só pra eu usar de guia mesmo porque não é difícil. Este cachequer eu pretendo também fazer com manga comprida!

Como na peça original não tem acabamento em sua volta, ao fazer o cachequer, fiz três voltas de ponto baixo e uma volta de ponto caranguejo (nas mangas também). A faixa fiz de ponto alto, outra idéia é costurar fita de gorgurão ou cetim mesmo… ficaria muito bacana também! Para execução da peça utilizei lã de bebê na cor creme.

Logo abaixo das fotos da peça que eu fiz, estão as fotos da revista (para ver as imagens maiores, basta clicar sobre as mesmas).

Have Fun… Bom crochê!!!

 cachequer cachequer (2) cachequer (3)cachequer (4)

09 abril, 2010

Bolero Rosê

Ôiê gente!!!

Vou postar hoje um bolero que fiz pra mim, afinal a gente tem que ser moldura de nossas criações também!!!

Ao ver este trabalho terminado, pensei em fazê-lo também com mangas compridas! Então, já é uma idéia pra quem quiser fazê-lo! Aliás, duas idéias, porque a peça fica muito bonita também ao ser executada com uma cor apenas! Mas de qualquer maneira ele fica muito lindinho! Cria uma atmosfera super romântica à produção, seja com jeans (calça, saia, short) ou vestido… especialmente pela presença da pala em leque, enfim, são várias as produções possíveis com este bolero!!!

Divirtam-se!!!

Obs. importante: para visualizar as fotos em tamanho real, basta clicar sobre as mesmas.

Foto1411 

Technorati Marcas: ,,

 Foto1415

Technorati Marcas: ,,

 IMG_0001 

IMG_0002

07 abril, 2010

Bolero Abacaxi

Oi gente!!! Vou publicar hoje o meu último trabalho, um bolero executado em  ponto abacaxi. O gráfico junto com as fotos fica bem intuitivo e fácil de fazer a peça. Fiz uma pequena modificação (leques finais das costas). Para esta peça utilizei 1500m da linha Cléa (fio duplo, agulha niquelada para crochê 1,60mm). Presentinho pra minha sobrinha!!!
Obs. importante: tenho ponto grande, costumo utilizar agulhas menores.
Bolero Abacaxi Mi
Technorati Marcas:

Bolero Abacaxi Mi 3
Technorati Marcas:
Bolero Abacaxi Mi 4
Technorati Marcas:
bolero abacaxi 1Bolero Abacaxi Mi 2
Technorati Marcas:

05 abril, 2010

Meu 1º Post!!!

A vontade era antiga, havia pressão de amigos e familiares, nem por isso a decisão foi menos morosa! Bom, juntamente com tudo isso – e mais um pouco que nem vou colocar aqui, pra não ficar longo e chato -  vem a minha mania de fazer o melhor possível! Siiim, chega a ser mania!!!

Não sei se acontece sempre assim com as pessoas, ou parte delas, mas demorei quase 3 semanas só pra escolher um template que me agradasse verdadeiramente – são tantos, e tão bacanas, rs! Eu e minha indecisão!!!

Por fim, enfim, Renata Maria Flor nasceu!!! Estou muito feliz mesmo com o blog que estou começando efetivamente hoje!!! Quero compartilhar meus trabalhos (sempre que possível com receita e/ou dica), trabalhos de amigas próximas minhas - sempre trocamos idéias e palpitamos na arte umas das outras, rs -, também de talentosas artesãs que estão pela internet (acompanho pela minha barra de favoritos diversas).

Sem mais, espero sinceramente que curtam Renata Maria Flor!!!

 

Foto1367